segunda-feira, 30 de março de 2009

Dia #18 - Dresden

Ora, sábado fomos a Dresden, que é capital da Saxónia. Cidade bonita e cheia de histórias para contar. Uma das mais recentes, e a que se sente em cada pedra do centro da cidade, teve lugar no início de 1945. Bombardeamento de Dresden pela Força Aérea Real (RAF) e pela Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) entre 13 de fevereiro e 15 de Fevereiro desse ano, apenas 12 semanas antes da rendição das Forças Armadas (Wehrmacht) da Alemanha Nazi, continua como uma das mais controversas acções dos aliados durante a Segunda Guerra Mundial. Uma espécie de Hiroshima europeia, sem os efeitos da radioactividade.


De qualquer das formas, a cidade foi completamente reconstruída e, hoje em dia, o seu centro histórico parece praticamente imaculado. A Frauenkirche, por exemplo, foi completamente destruída pelo bombardeamento, mas acabou por ser reerguida com grande parte das pedras originais depois da reunificação alemã. As pedras negras que conseguem ver na fotografia estão no seu sítio original. Os trabalhos começaram em 1993 e a igreja foi inaugurada em 2005. Custou mais de 180 milhões de euros, sendo que mais de metade foi financiado pelo Dresdner Bank. A título simbólico, a cruz dourada do topo da cúpula foi totalmente paga pela Inglaterra, tendo custado mais de 70 milhões de euros.


Passeio com a Sara, com direito a Happy Meal! E montes de fotografias...






O problema é que, pelo menos, metade do tempo esteve a chover, o que não dá muito jeito nem para passeios, nem para fotografias. De modo que, a partir de certa altura, só queríamos era vir para casa, até porque andamos todos estoiradíssimos. Ainda assim, a noite foi de festa e acabámos por ir para casa da Mimi jogar Beer Pong, dançar e cantar Backstreet Boys.

1 comentário:

Marta disse...

quero ir dormir contigo!